sexta-feira, 3 de junho de 2011

John Steinbeck (1902-1968) - escritor norte-americano

“De que serve a um homem conquistar o mundo inteiro e voltar para sua casa com uma úlcera gástrica, a próstata arrebentada e óculos bifocais?”

“Alguém deveria escrever um ensaio sobre os efeitos morais, físicos e estéticos do Ford Modelo T na nação americana. Duas gerações de americanos conheceram melhor uma bobina de Ford que o clitóris, o sistema planetário de engrenagens melhor que o sistema solar de estrelas. Com o Modelo T, parte do conceito de propriedade privada desapareceu. Os alicates deixaram de ser propriedade privada e uma bomba de pneu passou a pertencer ao último homem que a pegava. A maioria dos bebês da época foi concebida em Fords Modelo T, e não foram poucos os que neles nasceram. A teoria do lar anglo-saxão ficou tão abalada que nunca mais se recuperou inteiramente.”

“(...) existem duas reações possíveis ao ostracismo social: ou um homem emerge determinado a ser o melhor, mais puro e generoso ou desanda para o mal, desafia o mundo e faz coisas ainda piores. A segunda é a reação mais comum ao estigma social.”

“Sempre me pareceu muito estranho. As coisas que admiramos nos homens, bondade e generosidade, franqueza, honestidade, compreensão e sentimento são os elementos do fracasso em nosso sistema. E as características que detestamos, astúcia, ganância, cobiça, mesquinharia e egoísmo, são os fatores do sucesso. Enquanto os homens admiram as qualidades que citei, adoram o resultado das outras características.”
“O ódio implacável foi crescendo com o inverno, um ódio frio, silencioso, um ódio que aguardava o momento de se manifestar. (...) Um homem pode ser um soldado por muitas horas durante o dia, por muitos meses durante o ano. Mas quando ele quer ser um homem novamente, deseja a companhia de uma moça. Sente vontade de beber, de ouvir música, de rir, se divertir. E quando tais coisas lhe são negadas, tornam-se então irresistivelmente desejáveis.”

“O homem cresce para além de seu trabalho, galga os degraus de seus conceitos, ultrapassa suas realizações.”

“Um homem que vale alguma coisa não se deve deixar levar pelas possibilidades de viver ou morrer. Ele deve apenas levar em consideração se o que está fazendo é certo ou errado.”

“O espírito de um homem desarmado não pode enfrentar uma metralhadora.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário