terça-feira, 14 de junho de 2011

V. S. Nailpaul (1932) - escritor britânico nascido em Trinidad e Tobago


“O trem tem muitos vagões e várias classes, mas passa pela mesma paisagem.”

“Um dia, passando de carro pela praia, ouviu alguém pedindo socorro no mar e reconheceu a voz de seu benfeitor. Imediatamente mergulhou, deu com a cabeça numa pedra submersa e afogou-se. O benfeitor conseguiu salvar-se.”

“- O seu problema é que no fundo você não acredita. Uma vez havia um homem como você. Ele queria zombar de um homem como eu. Então um dia, quando o homem como eu estava dormindo, o outro jogou uma laranja no colo dele, pensando: ‘Garanto que esse bobalhão vai acordar e dizer que Deus jogou a laranja’. Então o homem acordou e começou a comer a laranja. Aí o outro homem veio e disse: ‘Imagino que foi Deus que lhe deu essa laranja.’ ‘É’, disse o outro. ‘Pois vou lhe dizer uma coisa: não foi Deus, não. Fui eu.’ ‘Pois olhe’, disse o outro homem, ‘enquanto eu dormia eu rezei pedindo a Deus uma laranja.’”

“A primeira história era sobre um homem que estava desempregado há meses. Estava morrendo de fome; seus cinco filhos também passavam fome; sua mulher estava tendo mais um filho. Era dezembro, e as lojas estavam cheias de comida e brinquedos. Na véspera de Natal, o homem arranjou emprego. Ao ir para casa aquela noite, foi atropelado e morto por um carro, o qual nem parou.
- Excelente – disse o Sr. Biswas – Gostei do detalhe do carro que nem parou.
Misir sorriu e disse, feroz:
- Mas a vida é assim. Não é um conto de fadas. Nada dessas coisas de era-uma-vez, essas bobagens. Escute esta.
A segunda história de Misir era sobre um homem desempregado há meses e que estava morrendo de fome. Para sustentar sua família numerosa, começou a vender tudo o que tinha, e por fim só lhe restou um bilhete do sweepstake no valor de dois xelins. Ele não queria vendê-los, mas um de seus filhos ficou gravemente doente e precisava de um remédio. O homem vendeu o bilhete por um xelim e comprou o remédio. A criança morreu; o bilhete que ele havia vendido foi premiado.
- Excelente – disse o Sr. Biswas – O que aconteceu?
- Com o homem? Por que é que você pergunta pra mim? Use a sua imaginação.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário