domingo, 5 de junho de 2011

Milorad Pávitch (1929-2009) - escritor sérvio

“Os livros são inteligência fotografada.”

“Um beijo é sempre mais barato do que uma lágrima.”

“Existem mulheres que só amam os filhos; existem outras que só amam os maridos. O problema reside no fato de que a mulher percebe imediatamente aquele homem que a considera uma espécie de aparador de bigodes. Todas as mulheres os evitam. É como aqueles lugares da terra em que os cães jamais haverão de ladrar. Desse modo, alguns são amados três vezes: primeiro, enquanto filhos; depois, como maridos; e, finalmente, como pais. Enquanto isso, os que não amaram suas mães não poderão amar nem as mulheres nem as filhas. Eles profanam e comem, simultaneamente, aos arrulhos. Há séculos, expressiva parcela da América masculina perde a inocência com as negras, e parcela expressiva da Europa, no sudeste, com as ciganas. Que elas sejam abençoadas, porque não existe piedade maior do que oferecer um pedaço de pão feminino a esses jovens desamados e desnutridos. É assim que vocês, que não são amados, nem serão amados, perdem a inocência. Permanecerão fiéis às mulheres que vocês não amam, e nem mesmo vocês gostam que elas durmam com vocês... É por isso que vocês ficarão procurando, eternamente uma virgem...”

“Todos os nascimentos são iguais; toda morte é diferente.”

“A infância não se assemelha aos períodos restantes na vida. Tem algo secreto, que a torna inacessível ao futuro. A certa altura, quando a abandonamos, a infância torna-se tão distante, impenetrável e funesta quanto o próprio futuro. Ela recobre uma das pontas de nossa trilha, exatamente assim como o futuro recobre a outra extremidade...”

“Dizem que a alma do homem cresce mais do que o corpo. Tanto quanto a própria barba. Segure o corpo no fundo, a exemplo do que a barba faz com a face.”

“Você nunca deve fazer uma viagem com o sujeito que deseja conservar como amigo.”
“Se você arranca as asas de um mosquito, vêm junto as entranhas.”

“Entre a barba e o nariz existe espaço apenas para que passe uma colher, mas esse espaço é o caminho de muitas inconveniências.”

“O nariz e as orelhas crescem até a morte. Mas o nome e a barba crescem depois da morte também.”

“O bem se coaduna com o feio, e o belo, com o mal.”

“As atitudes humanas são como as cepas da videira: de tempos em tempos, soltam brotos, sem saber se haverão de topar fora, com a geada ou com o sol...”

“Os pensamentos de duas pessoas diferentes são, com certeza, muito mais semelhantes do que uma pessoa e os seus próprios pensamentos.”

“O ser humano não envelhece simetricamente ao lado dos relógios, mas, por vezes, envelhece mais em três dias do que durante um ano inteiro.”

“As pessoas que temem a vida deixam a família tarde e de má vontade e fundam a sua própria família com dificuldade.”

“Quando você chega, acaba sendo avaliado em função dos trajes; quando você parte, em função da inteligência.”
“Mais cedo ou mais tarde, todas as mulheres, em certa fase de suas vidas, passam a ter um aspecto tal que inexiste qualquer indício de que jamais tiveram quinze anos de idade. Este é o ápice, o momento de beleza madura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário